Caminhada contra abuso e exploração sexual de menor reúne centenas de pessoas em Itabuna

Para marcar o 18 de maio, Dia D da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna realizou uma grande caminhada na Avenida Cinquentenário. A ação reuniu centenas de pessoas, dentre assistentes sociais e técnicos da SAS, profissionais da educação e membros da sociedade civil organizada.

Presente na caminhada, a titular da SAS, Sandra Neilma, destacou que a ação ocorreu após uma semana de mobilização onde foram realizadas panfletagens nas rodovias que cortam a cidade e campanhas em escolas. Segundo a secretária, a abordagem do tema direcionada aos profissionais que trabalham nas escolas é fundamental no sentido de identificar esse tipo de crime, uma vez que a criança e o adolescente que sofrem esse abuso demonstram sinais. “Nosso objetivo é que a população esteja atenta e denuncie através do Disque 100”, comenta.

Ao agradecer o apoio de todos os órgãos e pessoas engajadas no evento, a secretária Sandra Neilma reforçou o alerta para que a população lute contra essa violação de direitos. “Muitas vezes essa modalidade de abuso ocorre de forma silenciosa e fica difícil identificar e punir o agressor e por isso precisamos conscientizar as pessoas para que perceba práticas dessa natureza e possa denunciar, fortalecendo essa rede de proteção às crianças e adolescentes”.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, Rosana Bandeira, enfatizou que é dever de todos defender as crianças e adolescentes. “Precisamos caminhar juntos com a comunidade, com a sociedade civil e todos os órgãos de defesa da criança e do adolescente para garantir esse direito e para fortalecer essa luta”, destacou Rosana Bandeira, que afirmando que as ações de conscientização terão continuidade durante todo o ano.

 

Comentários

Mais notícias

Mais Notícias