Conheça os 20 melhores estádios do mundo

Quando se preparava para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil deu início à investimentos para modernizar e construir estádios nas principais capitais para os jogos da Copa. Porém, os escândalos de corrupção e superfaturamentos envolvendo quase todos eles, e o fato de que em diversas cidades não haveriam, posteriormente, jogos e torneios capazes de atrair público suficiente, como ocorre com os times da série A do campeonato brasileiro, fizeram algum desses estádios se tornarem grandes elefantes branco, devido ao alto custo de manutenção.

Porém neste meio, há estádios que se destacam e são o centro de grandes atrações além do futebol, como por exemplo a Arena Fonte Nova, localizada em Salvador. Durante a Copa do Mundo, foi eleita como o melhor estádio da Copa, levando em consideração quesitos como limpeza, comida e conforto. E o título de pior estádio da Copa acabou ficando com a Arena Corinthians, conhecido como Itaquerão, no bairro de Itaquera em São Paulo.

Estes não foram os únicos estádios brasileiros a se modernizarem e serem reconhecidos internacionalmente. O atual estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, hoje é considerado o melhor estádio do mundo, de acordo com uma votação feita pelo jornal Marca, da Espanha.

1 – Allianz Parque

A casa do Palmeiras, atual campeão brasileiro, é um dos mais completos estádios do Brasil. Com sua construção terminada em 2014, o estádio atende aos padrões FIFA além de também ser um dos espaços multiuso mais modernos do país, onde acontecem diversos eventos como shows de cantores e bandas famosas, como por exemplo a banda Guns n’ Roses e o ex-Beatle Paul McCartney.

2 – La Bombonera

Com o nome oficial de Estádio Alberto José Armando, o estádio do time argentino Club Atlético Boca Juniors, é um dos mais tradicionais no mundo, devido também ao seu formato que lembra uma caixa de bombons – de onde veio o apelido “La Bombonera” – em que os torcedores têm de olhar para baixo para conseguir assistir aos jogos, e por não ter o tamanho de uma arena, a torcida fica bem próxima ao campo, o que dá a sensação de “caldeirão”.

3 – Turk Telekom Arena

Sede do clube turco Galatasaray SK, o estádio localizado em Istambul, capital da Turquia, foi o primeiro estádio em seu país a atender as exigências para que o país pudesse se candidatar como sede do Campeonato Europeu de Futebol, realizado pela UEFA.

4 – Estádio Azadi

Localizado no Irã, o estádio Azadi é o maior do país com capacidade para até 100.000 pessoas e é o sétimo maior estádio do mundo. Até 2003, sua capacidade era de 120.000 espectadores. Em 2004, quando foi modernizado, com a redução de lugares (foram colocadas 35.000 cadeiras), foi instalado um telão de 104 metros quadrados, um dos maiores do mundo.

5 – Santiago Bernabéu

Sendo a casa de um dos clubes mais tradicionais do mundo, o Real Madrid, o estádio localizado na cidade de Madrid, capital da Espanha, tem esse nome em homenagem ao ex-jogador que presidiu o clube de 1943 a 1978. Inaugurado em 1947, atualmente tem capacidade para 81044 espectadores e conta com 245 palcos VIP e quatro restaurantes. Nos últimos dias, a casa do Real faz parte de uma grande polêmica do esporte mundial ao ser escolhido para abrigar o jogo da final da Copa Libertadores da América entre os times argentinos River Plate e Boca Juniors, que teve sua realização suspensa em Buenos Aires, após o ônibus do time visitante ter sido apedrejado na chegada ao Monumental de Núñez, estádio do River Plate.

6 – Camp Nou

O terceiro estádio do clube Barcelona, recebeu este nome em 2001 através de uma votação feita entre seus torcedores do clube e está em sexto lugar no ranking de maiores estádios do mundo em capacidade. Em 1982, quando foi uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA, o estádio foi reformado para aumentar a capacidade do terceiro andar das arquibancadas em mais 22.150 lugares, quando passou a abrigar até 115 mil pessoas.

7 – Estádio Metropolitano de Madrid

Por motivos de patrocínio, o nome oficial do estádio é Wanda Metropolitano e também é localizado na capital espanhola e será palco da final da UEFA Champions League 2018/2019. Também conhecido por La Peineta, é um estádio multiuso situado no distrito de San Blas-Canillejas. Com capacidade aproximada para 68000 espectadores, o estádio do Atlético Madrid cumpre todas exigências em termos de conforto, segurança e visibilidade.

8 – Stade Velodrome

O estádio francês localizado em Marselha, foi restaurado para a Copa do Mundo de 1998, quando recebeu dois jogos da seleção brasileira. De propriedade do clube local, o Olympique, o estádio tem capacidade para receber mais de 67 mil espectadores. O estádio também abriga diversas partidas de rugby, incluindo seis da Copa do Mundo de Rugby de 2007.

9 – San Mamés

Mais um estádio que fica na Espanha, o Estádio de San Mamés Barria já foi confirmado pela UEFA como uma das sedes da Eurocopa de 2020. É um estádio multiuso localizado na cidade de Bilbau. A casa do Athletic Club desde 2013 já foi confirmada pela UEFA como uma das 13 sedes da Eurocopa de 2020.

10 – Signal Iduna Park

Com capacidade de 81.359 pessoas, o estádio que fica em Dortmund, na Alemanha, é o maior estádio em capacidade do país. Conhecido também como “A Casa de Ópera do Futebol Alemão”, é a casa do Borussia Dortmund.Já sediou partidas das copas do mundo de 1974 e 2006. Em 2015 foi considerado o melhor estádio do mundo, pelo jornal “The Times”, da Inglaterra, que levou em consideração a atmosfera e a média de público.

Apenas na 17ª posição dessa lista, aparece o estádio mais tradicional do Brasil, o Maracanã, que já foi palco de alguns doa maiores feitos do esporte, como o milésimo gol do Pelé, a final da Copa do Mundo de 2014, e palco da abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Também abrigou os Jogos Paraolímpicos do mesmo ano.

O “maraca” foi palco dos maiores craques brasileiros, entre eles o Zico, jogador do Flamengo que imortalizou em suas redes, alguns dos mais belos gols do futebol brasileiro. O estádio recebeu o maior público em um jogo em terras brasileias, infelizmente uma má lembrança para todos nós. Os 199.854 torcedores presentes sofreram diante da derrota do Brasil para o Uruguai, por 2 X 1, na final da Copa do Mundo de 1950.

Comentários

Mais notícias

Mais Notícias