Escola pública de trânsito será autorizada nesta terça

EMTRAN DE ITABUNA
Foto: Divulgação

O pedido de autorização para a escola pública de trânsito de Itabuna será atendido, conforme informou secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa.

De acordo com o secretário, é provável que a autorização para o funcionamento da escola seja atendido na próxima terça-feira 05/11, quando o governador Jaques Wagner estará em Itabuna.

O objetivo do projeto é atender às pessoas mais carentes que atualmente não tem condições de tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A escola funcionará no anexo da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), localizado no antigo aeroporto, no bairro Lomanto. As aulas teóricas, práticas e a realização dos exames clínicos e psicológicos serão gratuitos. Apenas o laudo não será disponibilizado gratuitamente.

A autorização da autoescola gratuita é uma solicitação da deputada Ângela Souza, do secretário do Transporte e Trânsito (Settran), Clodovil Soares e do prefeito Claudevane Leite.

Comentários

Mais notícias

Dilma mostra interesse em participar de reunião entre Lula e FHC para discutir a crise

lula-dilma-fhc-620

O Palácio do Planalto apoiou à iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de buscar aproximação com  Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e indicou que a presidenta Dilma Rousseff também está disposta a participar de uma conversa com eles.

O ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que uma conversa entre Lula e FHC seria “benéfica”. “O encontro de dois ex-presidentes teria uma agenda muito superior a essa [impeachment], que é conjuntural, sobre a briga da oposição com o governo”, avaliou.

Varela

“PT de Ilhéus não tem autoridade moral para questionar o Minha Casa Minha Vida”, diz PP

john

O presidente da diretoria executiva do Partido Progressista (PP) de Ilhéus, John Ribeiro, estranhou a nota distribuída à imprensa pelo diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT), que informou ter solicitado investigação do Ministério Público com relação à falsa denúncia de um vereador a respeito de suposta irregularidade na execução do Programa Minha Casa Minha Vida.

Para a Executiva do PP, o PT de Ilhéus carece de autoridade moral para solicitar investigação ao Ministério Público com relação ao Programa Minha Casa Minha Vida, “até porque foi co-responsável por diversas irregularidades denunciadas pela população, com relação a fraudes no processo de distribuição de unidades residenciais do Minha Casa Minha Vida durante o governo do ex-prefeito petista Newton Lima, que teriam beneficiado militantes do PT e servidores públicos que não se adéquam ao perfil dos beneficiários do Programa”, disse.

Estas irregularidades já são objeto de investigação pela Polícia Federal e, ao que parece, o PT ao lançar as acusações infundadas tem como real objetivo desviar o foco da apuração, usando de método já conhecido de todos – comentou o dirigente pepista.

Ele ironiza o fato ao acrescentar que, “na verdade, o PT tem inveja do incremento social do PMCMV observado durante o atual governo do município, que já contratou mais de quatro mil imóveis populares, contra 1.300 verificados na administração petista.”

Quanto ao processo de inscrições para o programa, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, já explicou que estão sendo feitas com máxima transparência, desde o dia 15 de janeiro de 2015, pela primeira vez e exclusivamente via internet, através do site www.sdsilheus.ba.gov.br, no qual os usuários têm acesso aos critérios de priorização e às informações que orientam a processo de inscrição.

“É justamente ao contrário. As inscrições ao PMCMV somente por via eletrônica garantem maior celeridade e confiança para a seleção, se comparado ao último cadastro realizado em 2009, de forma presencial e manual”, afirmou o presidente do PP.

Governador quer implantar parque tecnológico na região de Ilhéus e Itabuna

Índicerui

Alavancar a rede de internet banda larga na Bahia, sobretudo nas áreas da educação e da saúde no interior do estado, onde a internet em alta velocidade é precária, e apresentar o projeto de expansão do Parque Tecnológico foram os dois principais assuntos tratados pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

 

O governador apresentou, durante a reunião com o ministro, os projetos necessários para a Bahia na área de ciência e tecnologia que precisam do apoio do Governo Federal. Rui destacou a necessidade de ampliar a rede de banda larga no estado para atender tanto as universidades federais e estaduais, aos Institutos Federais de Educação, à rede estadual de educação como também viabilizar a implantação da telemedicina na Bahia.

 

“Nós estamos montando centrais de diagnóstico por imagem e precisamos urgentemente implantar e consolidar uma rede de alta velocidade que possa transmitir imagens e dados seja para o ensino acadêmico, seja para viabilizar o atendimento à saúde das pessoas”, explicou Rui. Durante a reunião, o governador disse que a faixa litorânea do estado é relativamente bem servida de internet, onde o desenvolvimento ocorreu com maior força. “Na medida em que se caminha para o interior, para o miolo do estado e para o oeste, temos enormes vazios nesta área”, justificou.

 

Além de expandir o Parque de Salvador, Rui também defende a retomada do Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento), localizado em Camaçari, que, nos 45 anos de fundação, vem atuando no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de petroquímica, minero-metalurgia, energia, ambiente e em serviços tecnológicos.

 

O governador também quer implantar um novo parque tecnológico na região de Ilhéus e Itabuna, voltado para o desenvolvimento sustentável na área da agricultura, da geração de energia e no ramo industrial.

Mais Notícias