ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DA EXPOMEL

 

Foi iniciada nesta quarta-feira (6/11) e segue até sexta (8), no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Doria, o Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura do Conselho Nacional do Agronegógio das Abelhas (CNAA) – Expomel. O congresso, que tem como objetivo discutir e elaborar estratégias de desenvolvimento da produção de mel e produtos derivados das colmeias. Mas, para além dos debates, discussões, reflexões, seminários, exposições e vendas de produtos, a Expomel assume também um caráter didático e estará envolvendo, a partir nesta quinta e sexta, estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Segundo os organizadores do evento, quanto de trata de apicultura e principalmente de atividades que se relacionam com a preservação das mais variadas espécies de abelhas, é possível compreender a natureza como uma grande sala de aula. Edney Magalhães, um dos organizadores, vinculado à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) explica que “a utilização da natureza como plano de fundo para novas aprendizagens já é uma realidade nos países desenvolvidos. É certo que a observação direta do compartilhamento da vida dos animais e vegetais dará aos estudantes um sentido maior nas aulas destes assuntos”, pontuou.

Para a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, “essa é uma das abordagens defendidas pela atual gestão municipal e especialmente pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) que pode tornar mais interessante para os alunos a busca do conhecimento. Estar num local onde a Ciência fala por si se projeta pela criatividade, pois oportuniza aos estudantes, aos professores e aos profissionais envolvidos ter esse contato mais direto com a natureza e com o meio ambiente”, disse a secretária.

Do total, pouco mais de 400 alunos estarão visitando a exposição, mas, os organizadores indicam que quaisquer escolas, crianças, adolescentes e até adultos que queiram conhecer de perto o mundo das abelhas, a “Expedição ao Mundo das Abelhas” estará aberta para todos, a partir desta sexta-feira a até o dia 8 de dezembro. As visitas desta quinta e sexta, por parte das escolas rede, acontecem de maneira excepcional, num convite especial feito pela Comissão Organizadora. Veja abaixo como fica o cronograma das visitas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Cronograma das visitas

Quinta-feira (07/11/2019) – Turno Matutino: Escolas Juca Leão (Bairro Manoel Leão), Leonor Pacheco (Ferradas) e Avelina Sandes (Fazenda Duas Barras). Turno Vespertino: Escolas Isa Brito (Banco Raso) e Só o Amor Constrói (Santo Antônio).

Sexta-feira (08/11/2019) – Turno Matutino* Escola Frederico Smith Lima (Urbis IV). Turno Vespertino: Escola Luiz Viana Filho (Santo Antônio).

Entre as atrações especialmente planejadas na expedição estão a apresentação de uma peça de teatro coordenada pelo Grupo de Teatro CIA BUM – Teatro-Animação de Paraíba, com a peça “O Mistério do Zum Zum Zum”; Visita ao Apiário – “Brincando e Aprendendo com as Abelhas Sem Ferrão” – Caminhada à exposição “Abelhas Vivas e ao Pasto Apícola instalado ao lado do teatro”; e Expedição à Exposição “INSETOS GIGANTES”, também instalada ao lado do teatro.

A Expomel tem como realizadores a CNAA; a CEPLAC; o Governo Federal, através do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Prefeitura de Itabuna; Art 3; Tabôa Fortalecimento Comunitário; Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) e Instituto Chocolate. Os apoios são da Veracel; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Instituto Federal da Bahia (IFBa); Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL); Universidade Estadual de Goiás; Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC); Nectar; Ícone Áudio & Vídeo; TV Santa Cruz e Azul Linhas Aéreas.

Envolvendo a Prefeitura de Itabuna, a Expomel conta ainda com a Secretaria da Educação, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN) e Secretaria de Administração.

Comentários

Mais notícias

Mais Notícias