Itabuna participa no Fórum de Cidades Médias G20+20 do BNB que discute investimentos nos municípios

O prefeito Fernando Gomes e o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, representam Itabuna no Fórum Banco do Nordeste do Brasil de Cidades Médias G20+20, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Fortaleza. O fórum reúne representantes das 40 maiores cidades médias das regiões Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas.
O evento tem a participação de especialistas e representantes de organizações de grande expertise para debater a importância das cidades médias na dinâmica econômica da área de atuação do BNB. As possibilidades de financiamento a projetos de infraestrutura por meio de parcerias público-privadas é o assunto que fecha um dos ciclos de debates.
A programação também inclui painel sobre os programas governamentais alinhados aos objetivos do Fórum G20+20, com representantes dos ministérios das Minas e Energia, Integração Nacional e Turismo. O primeiro dia de evento é finalizado com identificação e apresentação de investimentos privados instalados em cidades de médio porte com resultados expressivos em termos de impacto econômico.
O segundo dia é também aberto à participação do público e dedicado à realização de uma feira de negócios, com participação de representantes de prefeituras, Banco do Nordeste, parceiros institucionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e investidores/iniciativa privada. Nela, empresas expositoras apresentam seu portfólio de produtos e serviços a gestores dos municípios participantes, que, por sua vez, expõem as oportunidades de projetos suas respectivas cidades.
Estudo
O Banco do Nordeste iniciou em 2017 a análise do perfil de cidades situadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com foco nos municípios considerados de médio porte e com maior capacidade de expandir, aos territórios do seu entorno, os efeitos de investimentos e demais ações desenvolvidas.
Com base no estudo “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão”, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), foram identificados 40 municípios considerando primordialmente o critério populacional: número de habitantes acima de 100 mil, excluindo desse padrão as capitais e os municípios de suas respectivas regiões metropolitanas.

Comentários

Mais notícias

TCM aprova contas de cinco prefeituras

Na sessão desta quinta-feira (07/12), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Barrocas, Jaguaripe, Maraú, Oliveira dos Brejinhos e Santana, da responsabilidade de José Almir Queiroz, Heráclito Arandas, Maria das Graças Viana, Clériston … Continua

TCM rejeita contas de Itapé e Itarantim

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (06/12), rejeitou as contas das prefeituras de Itapé e Itarantim, da responsabilidade de Pedro Jackson Almeida e Paulo Fernandes Souto, ambas relativas ao exercício de 2016, em razão do descumprimento do artigo … Continua

Mais Notícias