Sesab confirma primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mosquuito_dengue

A secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia, este ano. O paciente de 38 anos, era da cidade de Coaraci morreu após alguns dias internado no Hospital Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

Vários municípios da região cacaueira correm risco de surto epidêmico da doença. Em Itabuna, uma paciente de 15 anos está internada no Hospital de Base, com dengue hemorrágica.

Até o início da semana, a Sesab havia notificado oito casos de dengue clássica em Itabuna.

Comentários

Mais notícias

FGV prevê inflação acumulada de 7,5% nos próximos 12 meses

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.ZyEDQd0oWw

Pesquisa de outubro da Fundação Getulio Vargas (FGV) prevê uma inflação acumulada de 7,5% nos próximos 12 meses, como reflexo dos crescimentos recentes das taxas de inflação, que se mantêm pressionada principalmente pelos alimentos. Em setembro, a expectativa de inflação dos consumidores nos 12 meses seguintes havia ficado em 7,3%. A estimativa do consumidor em outubro é a mais alta desde novembro de 2005, que foi de 7,8%. Avaliando-se a média móvel trimestral (a média dos últimos três meses, incluindo aquele da pesquisa), o indicador subiu de 7,2% em setembro para 7,3% em outubro.
 Informações: Agência Brasil.

 

Selo fiscal em garrafões de água se torna obrigatório para comerciantes a partir de novembro

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.KorlvPV9j_

Comerciantes têm até o dia 1º de novembro para adaptar os garrafões de 20 litros de água mineral comercializados na Bahia a apresentar no lacre o selo fiscal pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A multa aplicada àqueles que descumprirem a determinação será de R$ 90 por unidade irregular. O sistema de selo, implantado em estados como Pernambuco e Paraíba, ajuda a combater a concorrência desleal de envasadoras irregulares porque dificulta a entrada clandestina de produtos no mercado. Além disso, a ação garante o controle da produção e a regularidade no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A obrigatoriedade já está em vigor desde o início de outubro e estabeleceu um período maior de adaptação para o comércio, o que permitiu o escoamento dos garrafões adquiridos antes da vigência do selo. A medida não implica em custo adicional, já que o valor desembolsado na aquisição do selo será utilizado como crédito na quitação do imposto devido pelas empresas.

 

Fonta: Bahia Notícias

Sul da Bahia somam 128 casos de Aids

revista-saude-o-fim-do-virus-aids

Pelo menos 16 municípios do sul da Bahia notificaram novos casos de Aids neste ano. O maior número de casos da doença foi registrado em Itabuna e Ilhéus, que somam 128 ocorrências.

Outros são Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Ibirapitanga, Ibicaraí, Itajuípe, São José da Vitória e Pau Brasil. Houve novos casos também em Itaju do Colônia, Itacaré, Ubatã, Una, Uruçuca e Ubaitaba.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, Salvador é a localidade com maior número de novos casos de Aids na Bahia. Entre primeiro de janeiro e o dia 20 deste mês foram feitas 1.157 notificações.

No interior, além de Itabuna e Ilhéus os municípios que mais notificaram novos casos de Aids foram Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

fonte: A Região

Mais Notícias