Sesab confirma primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mosquuito_dengue

A secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia, este ano. O paciente de 38 anos, era da cidade de Coaraci morreu após alguns dias internado no Hospital Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

Vários municípios da região cacaueira correm risco de surto epidêmico da doença. Em Itabuna, uma paciente de 15 anos está internada no Hospital de Base, com dengue hemorrágica.

Até o início da semana, a Sesab havia notificado oito casos de dengue clássica em Itabuna.

Comentários

Mais notícias

Professores podem escolher livros didáticos de 2015 a partir desta sexta

Livros

Começa nesta sexta-feira (22/08), o prazo para a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por alunos do ensino médio a partir do próximo ano. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de todo o país têm até o dia 1º de setembro para fazer suas opções no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para ajudar na escolha, desde o início do mês está disponível o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Os professores devem escolher duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE comprará as obras da segunda escolha.

O FNDE estima compras em torno de 90 milhões de exemplares para atender aos 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros para reposição e complementação no ensino fundamental.

Pelo PNLD, a cada ano um grupo de séries é beneficiado com os livros reutilizáveis, e em 2015 será o ensino médio. As demais séries recebem a reposição dos chamados livros consumíveis, que contém exercícios e são utilizados apenas por um ano.

Informações: Agência Brasil

 

Especialistas avisam que conta de luz pode ficar mais cara no próximo ano

conta-de-luz

Bahia – De acordo com especialistas consultados pelo jornal Correio, a partir do próximo ano, as contas de energia elétrica devem ficar entre 20% e 25% mais caras depois de abril. Espera-se, também, que mais aumentos sejam vistos pelos pagantes em 2016 e 2017, e talvez 2018, 2019 e 2020. Os cálculos não somente contam com a perspectiva de anúncio do governo federal sobre o reajuste anual da tarifa da Coelba, mas também se baseiam nos gastos que as empresas elétricas têm tido com a geração de energia a partir das usinas térmicas.

Estas são utilizadas nos últimos dois anos para compensar o nível baixo nos reservatórios das hidrelétricas. “Se não acontecer mais nenhuma novidade, como uma nova seca ou outro tipo de problema, teremos no ano que vem a primeira parcelo pelo uso doa energia térmica, mais uma inflação próxima de 7%, além do retorno ao que as empresas do setor têm direito opor força de contratos”, comentou para a publicação desta quinta-feira (21/08) o professor do curso de Energia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Osvaldo Soliano.

 

 

 

Moradores reclamam de obra inacabada no São Caetano

final de linha s

Itabuna – Depois de anos o final de linha do São Caetano (AV. Princesa Isabel), apelidado pelos moradores como ”deserto do São Caetano”, foi pavimentado parcialmente por uma equipe da prefeitura. No entanto, ainda falta pavimentar uma pequena  parte, que fica logo depois da praça onde os ônibus fazem o retorno. Os moradores reclamam da poeira que é levantada quando os veículos passam, e pedem providências à prefeitura.

 

 

 

Mais Notícias