Sesab confirma primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mosquuito_dengue

A secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia, este ano. O paciente de 38 anos, era da cidade de Coaraci morreu após alguns dias internado no Hospital Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

Vários municípios da região cacaueira correm risco de surto epidêmico da doença. Em Itabuna, uma paciente de 15 anos está internada no Hospital de Base, com dengue hemorrágica.

Até o início da semana, a Sesab havia notificado oito casos de dengue clássica em Itabuna.

Comentários

Mais notícias

Descentralização dos testes rápidos facilita diagnóstico do Aids/HIV em Itabuna

TESTE RÁPIDO DST Fotos Gabriel de Oliveira 1

A descentralização dos testes rápidos para detecção da AIDS/HIV para as unidades básicas de saúde de Itabuna, desde o ano passado, facilitou o trabalho de controle, prevenção e diagnóstico de novos casos pela Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde. Até 2012, os testes eram realizados unicamente no Centro de Referência Júlio Brito, mas com a capacitação de novos profissionais da atenção básica, atualmente o exame pode ser feito em 11 unidades com a previsão de que seja estendido para toda a rede, a partir de março do ano que vem.

Atualmente são atendidos: 593 pessoas com HIV e 683 com AIDS; 34 crianças expostas ao vírus, 33 com AIDS e três com HIV. Segundo a coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais, Suse Mayre Martins Moreira, seguindo uma tendência nacional, o crescimento de novos casos de HIV detectados em Itabuna se encontra na faixa etária de 19 a 35 anos, sendo crescente também entre as mulheres. Através de campanhas intituladas “Fique Sabendo”, a Coordenação tem intensificado as ações de prevenção e diagnóstico, aconselhamento coletivo, distribuição de materiais informativos e kits preservativos, além de testes rápidos que em até 20 minutos faz a detecção do vírus.

No Centro de Referência em DST/AIDS Dr. Júlio Brito funciona uma unidade dispensadora de medicamentos para pacientes com AIDS e hepatites B e C em tratamento e crianças expostas ao vírus – filhas de mães soropositivas – que recebem leite em pó até o primeiro ano de vida pelo fato de não poder ser amamentada. “Desde janeiro do ano passado que a liberação do leite em pó se estendeu às crianças expostas ao HTLV devido à possibilidade de transmissão desse vírus por meio da amamentação”, diz Suse Mayre, acrescentando que a unidade também presta assistência integral às pessoas com HIV/AIDS e hepatites virais, ações de prevenção, palestras, cursos, capacitações e distribuição de kits preservativos.

Como 1º de dezembro é lembrado em todo o mundo como Dia Nacional de Luta contra AIDS, a Secretaria Municipal da Saúde vai realizar uma programação que se inicia neste domingo, dia 30, com a “Pedalada da Prevenção”, um passeio de bicicleta saindo às 8 horas da praça em frente à Câmara de Vereadores. Na segunda-feira, as atividades serão realizadas de 9 as 17 horas, na Praça Olynto Leone, com uma Feira de Saúde, realização de testes rápidos de HIV e distribuição de material informativo e preservativos, vacinação contra hepatite B, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Durante todo o mês de dezembro será realizada a campanha “Fique Sabendo” em diversos locais da cidade, em uma ação denominada “Dezembro Vermelho” desenvolvida em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS. No município, o GAPA – Itabuna, Grupo Humanus e a Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/AIDS apoiam a programação.

Ônibus com sacoleiras cai em ribanceira na BR-101

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um ônibus  de turismo da empresa GM-Tur,  que seguia  da cidade de Tobias Barreto, em Sergipe com destino a Ilhéus na Bahia, caiu numa ribanceira na BR-101, próximo a cidade de Aurelino Leal.

O acidente ocorreu por volta das 05 horas da manhã desta terça feira (25)  ocasionado por uma falha no sistema de ar do veículo, que perdeu o freio e trancou  a direção. Por pouco  não aconteceu uma tragédia de grandes proporções. Ninguém ficou  ferido.

A maioria dos passageiros era formado por mulheres que foram até a cidade sergipana para comprar mercadoria. No momento do acidente tinha muita neblina e  todos dormiam. Os passageiros  foram retirados pela janelas . O veículo ficou com a frente para cima e fundo na ribanceira.

(Fonte/fotos: aurelinolealalerta.com.br).

 

Banco de Sangue de Itabuna promove “Semana do Doador”

unnamed-410

Iniciou na segunda-feira (24), a Semana do Doador de Sangue, campanha promovida pelo Banco de Sangue da Santa casa de Misericórdia de Itabuna. O Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado anualmente no dia 25 de novembro e a comemoração envolve ações de reconhecimento ao doador de sangue, bem como de mobilização para captação de novos doadores e sensibilização sobre a importância de doar sangue. As atividades seguem até o sábado (29).

Durante a Semana do Doador, a coordenação do Banco de Sangue espera alcançar uma meta de 400 doações, perfazendo uma média de 65 doações por dia. Para reconhecer a adesão das pessoas à campanha, os 200 primeiros doadores receberão uma camiseta com a logomarca da campanha.

A necessidade de se alcançar a meta está diretamente relacionada com o período de baixa na quantidade de doações, marcado sempre pela proximidade com as festividades de final de ano e férias escolares. “No entanto, é neste período que temos um aumento no número de acidentes nas nossas estradas e rodovias, com vítimas graves, que demandam uso de transfusão sanguínea”, relatou o enfermeiro Adelson Bispo.

Atualmente o Banco de Sangue atende a uma média de 45 doadores por dia, precisando, no entanto, de 60 doadores por dia para manter um estoque regulador. Atendendo 186 municípios pactuados com Itabuna, tanto fornecendo para o município, como também para pacientes de outras cidades internados nos hospitais de Itabuna, inclusive para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que demanda uma média mensal de 400 bolsas de sangue.

Mais Notícias