Sesab confirma primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mosquuito_dengue

A secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia, este ano. O paciente de 38 anos, era da cidade de Coaraci morreu após alguns dias internado no Hospital Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

Vários municípios da região cacaueira correm risco de surto epidêmico da doença. Em Itabuna, uma paciente de 15 anos está internada no Hospital de Base, com dengue hemorrágica.

Até o início da semana, a Sesab havia notificado oito casos de dengue clássica em Itabuna.

Comentários

Mais notícias

Haroldo Vieira morre durante Festival de Inverno

har

 

Na noite desta sexta-feira (28) o itabunense Haroldo Vieira morreu durante o Festival de Inverno em Vitória da Conquista. Segundo o blogueiro Marcelo, do Blog do Marcelo, Haroldo estava na pista do festival, durante o intervalo entre o primeiro e o segundo show, quando se sentiu mal.

 

Haroldo foi atendido imediatamente por uma equipe de sete profissionais e duas ambulâncias, uma do SAMU 192 e outra do Posto de Saúde que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instalou no Parque de Exposições Teopompo de Almeida durante o evento. Fez parte do atendimento, ainda, o Corpo de Bombeiros.

 

As equipes informam que Haroldo foi atendido de forma imediata, mas, infelizmente, não resistiu e foi a óbito. O corpo seguiu para o instituto Médico Legal (IML). Toda a produção do evento lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos.

 

Haroldo Vieira era funcionário da prefeitura de Itabuna e bastante conhecido nos meios políticos. Já comandou o PMN de Itabuna e foi assessor do então deputado estadual Pedro Egidio. No inicio do governo do prefeito Claudevane Leite (PRB), ele atuou como assessor da secretaria de governo.

 

No último sábado (22), Haroldo Vieira comemorou aniversário, menos de uma semana morreu de forma inesperada.

Informações: Políticos do Sul da Bahia

 

 

Casa das Artes: o caminho da transformação

 Coordenadores e oficineiros da Casa das Artes

Foi realizado na última segunda-feira (26) na extensão Casa das Artes – Unidade Vila das Dores, pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), um encontro coletivo com todos os oficineiros do projeto, integrantes do Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social (PACAIS). O evento teve como convidado o professor e coordenador de Integração Comunitária da Universidade Estadual de Santa Cruz – (UESC), Samuel Matos, Mestre em Cultura e Turismo, que falou sobre a importância de cada individuo na formação de cidadãos através da arte.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica Denise Sousa Tavares, o objetivo do encontro foi tratar de ações desenvolvidas pelo PACAIS, além de ser um momento de formação e incentivo para aqueles que exercem um papel essencial na formação de pessoas, atuando em diversos pontos da cidade.

 

Na oportunidade, o presidente da FICC, o professor Roberto José da Silva, disse que a arte e a cultura são fundamentais na mudança de comportamento do homem. “Existe uma dificuldade das pessoas em aceitar a mudança, mas além da mudança estética é preciso a mudança ética”, explicou Roberto. 

 

O professor Samuel Mattos, palestrante convidado, disse que trabalhar no campo da arte traz grandes benefícios para o cidadão: “A arte lida com vários temas e linguagens artísticas, gerando um crescimento sobre a importância da vida. A FICC vem desenvolvendo um trabalho importante em Itabuna, que é investir na formação de pessoas através da arte. Tenho certeza que a partir desse projeto, surgirão grandes artistas, grandes produtores culturais que futuramente irão organizar arte e cultura profissionalmente”, disse.

 

Para Zenon Moreira, oficineiro, “encontros de formação como esses fortalecem ainda mais o conceito de  equipe, onde todos trabalham com a mesma finalidade, que é a construção do cidadão”, acrescentou Zenon.

 

A Casa das Artes oferece cursos de Música, Dança de Salão, Ballet, Teatro, Percussão, Violino, Violão, Teclado, Bateria, Capoeira, Desenho & Pintura, Futebol, entre outros. As informações completas podem ser obtidas na sede da FICC, localizada na Praça Laura Conceição, 339 – Centro ou através do telefone 3613 4915. Todos os cursos, frisa-se, são gratuitos.

 

Mc Dia Feliz acontece neste sábado

unnamed10

A equipe do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC – Sul Bahia) está com tudo pronto para mais uma edição do McDia Feliz. Agendado para este sábado (29), neste dia, todos os sanduíches BigMac vendidos nos restaurantes McDonald´s de Itabuna, Vitória da Conquista e Porto Seguro terão renda revertida para equipar o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Pediátrico do Hospital Manoel Novaes. Para quem comparecer à praça de alimentação do Shopping Jequitibá, em Itabuna, o sábado também será marcado por uma vasta programação cultural.

De acordo com a programação do GACC, a abertura das atividades artísticas acontecerá às 10 horas, com a fala do jornalista Ramiro Aquino. Neste momento também marcarão presença a presidente do GACC, Regina Machado; a vice-presidente, Antonina Leite; a Anfitriã do McDia, Drª Tereza Cristina Cardoso; e a McAmiga, Mariene Dórea. Abrindo as atividades artísticas, o cantor Jan Costa se apresenta com voz e violão; seguido de uma encenação teatral da Escola Curumim.

A equipe do Juka Kids estará no espaço realizando brincadeiras com as crianças a partir das 11h50min. Já a partir de 12h40min, o cantor Christiano Reis se apresenta, seguido de Jaffet Ornellas. Ainda haverá apresentação do projeto Atletas do Futuro – Coral das crianças; a Corporal Kids com animação infantil; e as participações de dança com a Cia de Dança do ventre Maktub e a Escola Municipal de Dança.

Para as 17 horas estão previstas apresentações de dança clássica, com o Ballet Marcela Carvalho e o Studio de dança Ballare, seguido pela Academia de Dança Tchu e Cia. Para fechar a noite, a Banda Cobra Kriada está agendada para subir ao palco às 20 horas, seguido das apresentações do Studio de Dança Jamilly Marques e do dançarino Marcelo Lobo e os Lobos de Rua de Itabuna.

Mais Notícias