Sesab confirma primeira morte por dengue hemorrágica em 2014

Mosquuito_dengue

A secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na Bahia, este ano. O paciente de 38 anos, era da cidade de Coaraci morreu após alguns dias internado no Hospital Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

Vários municípios da região cacaueira correm risco de surto epidêmico da doença. Em Itabuna, uma paciente de 15 anos está internada no Hospital de Base, com dengue hemorrágica.

Até o início da semana, a Sesab havia notificado oito casos de dengue clássica em Itabuna.

Comentários

Mais notícias

Confira a programação de missas no Dia de Finados

hioho

A gerência do Cemitério Campo Santo, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, divulgou a programação de missas no Dia de Finados.

As celebrações serão realizadas dentro do Campo Santo em um palanque. As missas serão de hora em hora, de 07h às 17h, terá intervalo somente entre 12h e 14h.

Veja programação:

HorárioParóquia responsávelCelebrante
07 horasNossa Srª da ConceiçãoPe. Antonio Calazans
08 horasStª Rita de CássiaFrei José Genilton
09 horasNossa Srª da VitóriaPe. Alessandro Alves
10 horasSenhor do BonfimPe.Alberto Kruschewsky
11 horasNossa Srª da PeidadePe. José Grzywacz,CSsR
14 horasSanta Mª MadalenaPe. José Roque
15 horasNossa Srª AparecidaPe. Wesley do Carmo
16 horasSanta Mª GorettiPe. Davi dos Santos
17 horasDiocese de Itabuna

Catedral São José

Dom Ceslau Stanula

Pe. Moisés de Souza

Secretária de Saúde alerta para necessidade de reforço da vacina contra HPV

Alunas do CISO receberam 2ª dose da vacina contra HPV - Foto Gabriel de Oliveira 2

Em Itabuna, mais de 80% do público alvo que deveria ser vacinado contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) já tomou a primeira dose da vacina, mas a Secretaria Municipal da Saúde identificou que, desde o início de setembro, quando a segunda dose começou a ser aplicada, a procura pela vacina diminuiu. O alerta para as garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, seus pais e responsáveis é de que esta segunda dose funciona como um complemento ou reforço à primeira, além de ampliar sua eficácia.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Gracilene Dias, explica que a segunda dose ativa a memória imunológica da primeira e assegura a aplicação da terceira dose em 2019, para garotas que estiverem com o esquema vacinal em dia.

Existem mais de 100 tipos de HPV. Alguns deles podem causar câncer, principalmente, de colo do útero. Antes a vacina só poderia ser aplicada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população. Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer a vacina que protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero.

Além das unidades de saúde, a vacinação acontece também nas escolas, de acordo com o calendário de visitação elaborado pela Secretaria da Saúde. Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose, além de verificar a data em que foi aplicada. A vacinação em Itabuna faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.

 

Coleta de lixo será normal na sexta

Frota de caminhões da limpeza pública opera 100 na sexta e sábado - Foto Pedro Augusto

A coleta domiciliar de lixo será normal nesta sexta-feira (31/10), em Itabuna, mesmo com o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público. O serviço de coleta também será realizado normalmente no sábado, de acordo com a tabela já divulgada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Sedur. A varrição será realizada entre as 7 horas da manhã e meio-dia.

A transferência da comemoração do Dia do Servidor Público de terça-feira, 28, para sexta-feira, abrange a administração municipal direta, descentralizada e fundacional, mas não se aplica às repartições públicas cujos serviços essenciais não podem sofrer interrupção.

Mais Notícias